22/01

Localizado na Bahia, Baixio é um pequeno vilarejo que encanta pela beleza da natureza quase intocada pelas mãos humanas. Porém, apesar de ser pequena, a vila é cercada por 5 lagoas e reserva paz e muita aventura para os turistas que decidem desbravar a região.

 

Quer descobrir um pouco mais as belezas e encantos que os passeios em Baixio reservam para você? Somos apaixonados pela região e queremos contar para você algumas dicas para tornar a sua viagem inesquecível. Confira!

1. Se encante com a paisagem do Morro da Vista

O Morro da Vista vai ser uma de suas primeiras paradas: ele está localizado no caminho de algumas das lagoas e oferece uma vista incrível para quem está disposto a fazer uma pausa no caminho e aproveitar a natureza.

 

Com vista para o mar, o Morro da Vista com certeza encanta pelo espetáculo de cores que oferece. Além do verde e azul do mar, de lá de cima também é possível distinguir a foz do Rio Inhambupe e o Rio Morto, dando uma visão do alto de Baixios.

 

O passeio pode ser realizado a pé ou de buggy. A caminhada pode ser bem prazerosa, principalmente se você estender o passeio para as lagoas, mas também cansativa, a depender de quão acostumado com caminhadas você esteja.

 

Caso queira fazer um passeio mais completo e passar por uma variedade de lagoas, então, optar por ir de buggy pode ser uma boa opção.

2. Faça um tour pelas Lagoa da Panela e Lagoa Verde

Mais distantes do povoado, mas cheias de surpresas para os turistas, estão a Lagoa da Panela e Lagoa Verde. Para você ter uma noção de distância, a Lagoa da Panela, por exemplo, está a 6km do povoado de Baixios.

 

Enquanto a Lagoa da Panela é ideal para quem quer relaxar, a Lagoa Verde encanta pelas águas cristalinas e esverdeadas. Além disso, impressiona pelo tamanho. Estima-se que ela se estenda por um perímetro que equivale a 4 campos de futebol.

3. Aproveite para fazer esportes náuticos

E para quem gosta de esportes e anseia por movimentar o corpo, Baixio proporciona experiências maravilhosas. Além da possibilidade de realizar caminhadas em meio a natureza, algumas das lagoas também são propícias para a prática de esportes náuticos.

 

A Lagoa da Panela e Lagoa Verde, que falamos anteriormente, são algumas delas. É possível alugar equipamentos no local, seja para remo, canoagem ou até mesmo stand-up, mas é importante seguir as indicações de segurança para evitar acidentes.

4. Escolha entre as águas salgadas ou doces de Mamucabo

Mamucabo é outro pequeno paraíso ainda localizado dentro de Baixio. Com águas mais escuras, marcadas pelo encontro do rio com o mar, o lugar não deixa a desejar no quesito beleza.

 

O bacana na região é que você pode escolher ficar na praia, onde a água é salgada, ou nas margens do rio doce. Além disso, vale visitar o Mirante de Mamucabo, que oferece vista privilegiada aos visitantes.

 

A trilha para o Mirante é bem íngreme e arenosa, o que pode torná-la um pouco cansativa, mas a vista vale muito a pena. Porém, para realizar esse trajeto é necessário que você tenha um carro 4x4 e ampla experiência em trilhas.