22/01

Se você ainda não ouviu falar em Baixio e nem explorou suas belezas, não sabe o que está perdendo. Diversas lagoas de águas cristalinas e mar propício para a prática de esportes, como o surfe, reservam tranquilidade e aventuras aos turistas que desbravam as belezas da natureza do local.

 

Quer conhecer esse que pode ser o próximo destino de suas férias de verão? Nos acompanhe neste artigo e desbrave esse paraíso da natureza!

Proximidade de Salvador

Localizado há pouco mais de 120 km de Salvador, no município de Esplanada, Baixio é um povoado com pouco mais que 1500 moradores. Apesar de ser um local pequeno, o lugar é cercado por belezas naturais e reserva passeios inesquecíveis.

 

A proximidade com Salvador também traz uma grande vantagem aos viajantes que decidem conhecer o local: é possível acessar Baixios facilmente por ônibus, que saem do Terminal Rodoviário de Salvador, ou até mesmo de táxi. Próximo ao Aeroporto de Salvador, algumas vans também realizam o trajeto.

Natureza intocada

Muito da beleza de Baixio diz respeito ao seu cenário com natureza intocada, que dá ao local um ar paradisíaco. Diferente de tantos outros destinos turísticos na Bahia, Baixio cresce de forma sustentável, mantendo as tradições da população local.

 

Tudo isso transforma Baixio em um verdadeiro refúgio para os amantes da natureza e que desejam um contato íntimo com o meio ambiente em sua forma mais plena.

Turismo com gestão sustentável

Regido pela Prima Imobiliários e Projetos Turísticos, o turismo no local é controlado de forma que a presença humana não interfira — ou interfira o mínimo possível — no meio ambiente da região.

 

Por isso, as lagoas possuem um número máximo de pessoas (35 de cada vez)  que podem frequentá-las ao mesmo tempo, e são cobradas taxas de visitação em algumas delas. Tudo isso torna a experiência de visitar as lagoas do local ainda mais únicas, além de ajudar na preservação da flora e fauna do local.

Variedade de lagoas

Apesar de ser um povoado pequeno, a verdade é que Baixio é completamente cercado por lagoas e pelo mar aberto, o que torna o local um prato cheio para quem gosta de explorar e praticar esportes náuticos.

 

São 5 lagoas, completamente diferentes uma das outras, formada por 14 nascentes que cercam toda a região. Entre as lagoas mais conhecidas, temos a Lagoa Verde, com suas águas cristalinas esverdeadas, e a Lagoa da Panela.

 

Além disso, também é possível tomar banho de mar na região, principalmente durante a maré baixa, quando o mar se torna mais calmo e piscinas naturais se formam na praia.  

Encontro do rio com mar

A depender de quão cheio está o Rio de Mamucabo, principalmente após períodos de chuva, é comum vê-lo transbordar e se encontrar diretamente com o mar, criando um espetáculo bacana.

 

Além disso, o Rio Mamucabo é uma oportunidade para quem gosta de aproveitar o melhor do rio e do mar, já que ambos são bem próximos e você pode revezar entre os dois.