Um paraíso no Litoral Norte da Bahia

Localizado a cerca de 120km de Salvador e a 78km da Praia do Forte, Baixio é um povoado pertencente ao município de Esplanada (BA). Situado na faixa litorânea da Costa dos Coqueiros, no litoral norte do estado, suas belezas exuberantes atraem a cada ano um numero maior de turistas de diversas regiões do país e de países do exterior que vem à procura das águas tranquilas e límpidas de suas lagoas, formadas pelas 14 nascentes que se espalham pela região.

O local combina a simplicidade de povoado com excelentes opções para passar as férias com a família ou os amigos. Os recém-casados também encontram em Baixio um destino ideal para comemorar a lua de mel, rodeados por paisagens paradisíacas e longe da agitação. A gastronomia regional se destaca pela variedade de sabores e opções para os paladares mais exigentes. O clima de cidade do interior logo é percebido pelos visitantes. 

São pescadores, catadoras de mangaba, marisqueiros, gente de verdade que nos presenteiam diariamente com seu jeito simples e acolhedor de ser, proporcionando uma experiência única em um local igualmente único. 

É a rota ideal para quem está à procura de contato com a natureza e tranquilidade.


Conheça as 4 lagoas de Baixio

Quem chega à região é surpreendido pelo visual das paisagens quase intocadas de suas praias, o ar puro e a simplicidade. Mas isso não é tudo. Baixio reserva atrações naturais que só quem estiver disposto a explorar, irá conhecer. Extensa faixa de praia, dunas e lagoas compõem o ambiente, que vai se revelando pouco a pouco.

4 (quatro) Lagoas de Baixio

As lagoas perenes da região, chamadas Azul, Verde, Panela, Mamucabo, se formaram a partir de 14 nascentes que se distribuem pelo lugar. É possível visitá-las a pé ou de carro. Por conta do terreno arenoso, o ideal é que, indo de carro, o veículo seja 4x4. É preciso agendar os passeios e pagar uma taxa que varia de R$30 a R$195, veja os detalhes aqui. Vale à pena conhecer cada uma:

Mais conhecida e a mais próxima de todas, a Lagoa Azul fica a 30 minutos de caminhada do local de partida. O mergulho nas águas cristalinas é cercado pelas dunas que compõem a paisagem exuberante. 

A oito quilômetros do povoado ficam a Lagoa da Panela e a Lagoa Verde. Mais extensas, elas são ideais para a prática de remo, canoagem e stand-up paddle.

Numa posição paralela ao mar, também a oito quilômetros de distância do povoado,  a Lagoa Mamucabo, com suas águas de aspecto escuro e avermelhado, propiciam ao visitante mergulhar tanto em suas águas doces quanto na praia. Além disso, é possível conhecer o mirante Dedo de Deus, que fica no local. 


Turismo sustentável

Além das belas paisagens que compõem o cenário perfeito de Baixio, os visitantes também podem experimentar os sabores das frutas exóticas e desconhecidas do local. Basta buscar o auxílio de um guia para saber onde avistar animais silvestres em seu habitat natural, com toda a segurança.

A região entrou recentemente para o mapa do turismo brasileiro, mas ainda é pouco conhecida, o que representa um atrativo a mais para quem está a procura de tranquilidade. A filosofia do turismo sustentável, implementada pelos gestores do local, também contribui para a preservação da biodiversidade e beleza de suas lagoas.

A visitação às lagoas é controlada e apenas um número diário de turistas pode acessá-las. A ação visa preservar o meio ambiente dos impactos causados pelo uso indiscriminado dos recursos naturais, além de prevenir a degradação por conta de poluentes. 

Passeio de Moto em Baixio

Conheça a seguir nossa região de Baixio, filmada pelo cliente Cristiano Furtado durante passeios de moto e de drone.